sexta-feira, 4 de março de 2016

RELATO DE CASO Nº 002

Paciente idoso, 66 anos, sexo masculino, deu entrada na emergência, referindo presença de manchas e nódulos no corpo, há aproximadamente 15 dias (Com certeza já havia anos que o paciente apresentava as lesões).  

Ao exame físico: paciente apresentando lesões máculo-papulosas em  todo o corpo, com teste de sensibilidade térmica e dolorosa diminuídos e abolidos.
Feito diagnóstico de Hanseníase  e iniciado imediatamente tratamento com PQT-MB/Adulto. Solicitado baciloscopia na linfa, que foi feita logo após o início do tratamento, com resultado negativo.
Abaixo, as fotos das lesões no dia do diagnóstico, 03 meses após o início do tratamento e após o final do tratamento, respectivamente:



  

5 comentários:

  1. Nossa!!! Surpreendente os resultados do tratamento. De fato essas são evidências de que mesmo a doença estando em um estágio avançado, com o tratamento adequado há uma redução significante das lesões! Parabéns pelo relevante trabalho que vem desenvolvendo Robson!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Anaque. E também nos estimula a estarmos atentos para fazer o diagnóstico precoce, não deixando chegar a um estágio desse. Infelizmente tenho muitos casos de pacientes que já haviam passado por vários profissionais e o diagnóstico não fora feito.

    ResponderExcluir
  3. Dr Robson o senhor faz muita falta aqui em nosso município.Diagnosticou minha filha no principio dessa doença. Vendo um quadro como esse sinto o quanto foi importante o diagnostico precoce.Muito obrigado, que Deus te abençoe e te conserve esse profissional e pessoa tão comprometida com sua profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o objetivo do blog, sensibilizar o maior número de pessoas possível, desde os profissionais de saúde à população geral. Espero que os próximos relatos de casos consigam cumprir com esse objetivo também.

      Excluir
  4. Meu Deus tantas doenças, características a presença de Cristo.
    Mas Graças a Céus temos homens habilitados como Dr. Robson para aliviar as dores enquanto Cristo volta. Parabéns Dr. Que Deus abençoe essa profissão de todos vocês que trabalham nessa área de tratamento.

    ResponderExcluir