domingo, 31 de julho de 2016

RELATO DE CASO Nº 005

Menor, sexo masculino, 08 anos, contato de Hanseníase (mãe e outros familiares fizeram tratamento prévio para Hanseníase), apresentando manchas hipocrômicas em face e dorso, manchas hipercrômicas em dorso e palma da mão direita, com lesões traumáticas em extremidades de 3º, 4º e 5º quirodáctilos direitos, e garra móvel em dedos da mão direita. Teste de sensibilidades térmica, dolorosa e tátil diminuídos em face e dorso, e abolidos em mão direita. Diagnosticado Hanseníase e iniciado o tratamento com PQT multibacilar infantil (12 doses). Menor foi submetido a neurólise [procedimento cirúrgico para liberar nervo(s) do  seu trajeto original, visando descomprimi-lo(s)] em punho direito, em Hospital de referência estadual, posteriormente.





















12 comentários:

  1. Meu Deus, que doença terrível.
    Precisamos tratar logo no início assim que diagnosticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Fernanda. O diagnóstico e tratamento precoces é o ideal, para evitar as graves sequelas da doença.

      Excluir
  2. Meu Deus, que doença terrível.
    Precisamos tratar logo no início assim que diagnosticar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dr Robson! É preciso que todos fiquem atentos e procurem atendimento médico logo que identifiquem qualquer alteração na pele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dr. Ediney. Você faz parte da história desse trabalho também.

      Excluir
    2. Isso mesmo Dr. Ediney. Você faz parte da história desse trabalho também.

      Excluir
  4. Que triste, uma criança! Mas que alegria que tens sido usado por Deus Robson nessa região para ajudar a tantos que precisam aí. Seu trabalho é além de relevante, indispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Anaque. Por isso devemos estar atentos para fazer o diagnóstico precoce.E menores de 15 anos diagnosticados significa que há uma grande quantidade de bacilos circulando nessa localidade.

      Excluir
    2. Com certeza, Anaque. Por isso devemos estar atentos para fazer o diagnóstico precoce.E menores de 15 anos diagnosticados significa que há uma grande quantidade de bacilos circulando nessa localidade.

      Excluir
  5. Parabéns Robson por se importar e por fazer este relato aqui na web. Excelente forma de denunciar este grave problema de saúde pública no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Prof. Josafá (De longe, admiro seu trabalho aí no Estado do Pará).
    Precisamos relatar esses casos para que a população veja as sequelas da doença. E para que os profissionais de saúde fiquem atentos para os sinais e sintomas da doença, inclusive, em menores de 15 anos.

    ResponderExcluir
  7. O grau de incapacidade bem avançado.

    ResponderExcluir