domingo, 30 de abril de 2017

RELATO DE CASO Nº 014


Paciente do sexo feminino, 75 anos, apresentando lesões eritematosas, abauladas, em face, tórax, dorso e membros superiores (a maior em cotovelo esquerdo), há aproximadamente 03 meses, sic. Ao exame, diminuição e perda das sensibilidades térmica, tátil e dolorosa, nas respectivas lesões.
Refere ter feito consulta prévia, com especialista, há 15 dias, quando foi solicitado biópsia da lesão do cotovelo esquerdo, a qual fora realizada há 08 dias, porém, não tinha recebido o resultado no momento da consulta.
Iniciado o tratamento imediato para Hanseníase e após 08 dias do início do tratamento, a paciente trouxe o resultado do Anátomo-patológico, com a seguinte conclusão: "Dermatite nodular granulomatosa com exuberante elastofagocitose; pesquisa de BAAR negativa (Ziehl); pesquisa de fungos negativa."
Mantido o diagnóstico de Hanseníase e continuado o tratamento com PQT-MB/Adulto.

Foto na data do diagnóstico

Foto na data do diagnóstico

Foto na data do diagnóstico

Foto após 03 meses do início do tratamento

Foto após 08 meses do início do tratamento

Foto após 08 meses do início do tratamento

4 comentários:

  1. Meu Deus como essas doença são triste. Que Deus abençoe a cada um e aos médicos pelo entendimento sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Dimorfa Tuberculoide. Existem outras lesões menores distribuídas pelo corpo.
      Aqui, geralmente não coloco algum tipo de classificação (Clínica ou operacional), pois o objetivo é mostrar as diversas formas que a doença se apresenta e ficarmos atentos para qualquer tipo de mancha, mácula ou nódulo no corpo. E fazermos sempre os testes de sensibilidades.

      Excluir